Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

sábado, 20 de junho de 2009

Azulão


Também conhecido como Azulão-verdadeiro, Azulão-bicudo, Gurundi-azul e Reina-Mor, é umpássaro de coloração exuberante, é de um azul intenso com as extremidades das asas mais escuras e as patas de coloração semelhante ao bico, que é de formato triangular e rude. É dono de um lindo canto e, faz parte do seleto grupo de pássaros canoros.

Há quatro sub-espécies:

Cyanocompsa brissonii - mede 15,5 a 17 cm; o macho com plumagem azul escuro e a fêmea com plumagem marrom terra; habita de Goiás até a Argentina.

Cyanocompsa cyanoides - mede 16, 6 cm a 17,5 cm; o macho com plumagem azul claro com a cabeça esbranquiçada, a fêmea com plumagem marrom claro; habita o Nordeste brasileiro e a América Central.

Cyanocompsa glaucocaerulea - mede de 13 a 14 cm; habita de Santa Catarina até a Argentina; é chamado de Azulinho, em virtude de seu tamanho.

Cyanocompsa parellina - só existe na América Central.

Tamanho e ou envergadura: 15,5 a 17 cm de comprimento.

Cores tipos ou Variedades: Azul intenso e existem mutações como o Azulão Branco.

Alimentação

O Azulão é um pássaro granívoro que se alimenta de sementes e insetos. Hoje em dia é muito fácil encontrar misturas próprias para azulão em lojas especializadas em pássaros. Os insetos conhecidos como tenébrios, são larvas que podem ser oferecidas a vários pássaros inclusive o azulão.

Sementes: Alpiste, Painço Comum, Senha, Arroz com casca, Girassol miúdo e Aveia.

Água: Filtrada, renovada diariamente, em bebedouro limpo. Nunca forneça água gelada aos pássaros.

Areia: Limpa, esterilizada, podendo ser fornecida junto com um complexo mineral, facilmente encontrada em lojas especializadas em pássaros