Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Sabiá Laranjeira


Medem cerca de 25 cm.
Em média, a espécie pode viver em até 30 anos. A coloração de suas costas é cinza-escuro, peito esbranquiçado, gola raiada de tons preto e branco e abdome vermelho alaranjado que pode mudar de tom conforme a região, a do nordeste brasileiro é bem mais claro, bem mais amarelado.Não há disformismo sexual, a fêmea é exatamente igual ao macho, não se consegue separar um do outro, facilmente.É um pássaro territorialista, e demarca uma área geográfica quando está em processo de reprodução e não aceita a presença de outras aves da espécie, a fêmea também é muito valente. Ao iniciarem-se as chuvas ao final do mês de agosto, cantam muito para estimular suas fêmeas e fixarem sua morada, notadamente ao amanhecer e ao entardecer.

Canto
Seu canto é longo e melodioso assemelhado ao som de uma flauta e dependendo do local pode-se escutá-lo a mais de um quilômetro de distância. Alguns repetem o canto e chegam a passar até dois minutos emitindo-o, sem parar.A frase musical de qualidade varia de 10 a 15 notas, sendo que ele costuma variar a seqüência das notas modificando-as para dar maior beleza ao canto, inserindo inclusive os curiangos "krom-krom" ou os joão-de-barro "quel-quel-quel".

Alimentação

Procuram seu alimento tanto nas copas das árvores mais altas, como em certos arbustos frutíferos. Subindo na ramaria utilizam o bico como um terceiro pé; usam os dedos para segurar a comida, levando à boca. Gostam mais das sementes do que da polpa das frutas. São atraídos por árvores frutíferas como mangueiras, jabuticabeira, goiabeiras, laranjeiras e mamoeiros. Apreciam também pimenta, amora, mariana e alguns legumes.Entretanto, a alimentação básica deve ser de ração, usando as frutas como complemento.

Reprodução

Na natureza, procria entre os meses de setembro e janeiro.Preferem as beiradas de matas, pomares, capoeiras, beiras de serras e estradas, praças e quintais, sempre por perto de água abundante.Se forem pássaros mansos e acomodados, especialmente a fêmea, reproduzem com muita facilidade também em ambientes domésticos, assim facilitando a preservação dos dialetos de canto de mais qualidade, esse é o principal estímulo.O ninho é geralmente feito em forquilhas de árvores de porte médio. É construído basicamente de gravetos e folhas finas, podendo ser reforçado com barro.Os pais se revezam na alimentação dos filhotes, que levam cerca de 3 semanas para abandonar o ninho.O filhote nasce aos treze dias depois de a fêmea deitar e sai do ninho também aos treze dias de idade e pode ser separado da mãe com 35 dias